Saúde
Sobram vacinas que previnem o HPV
Visando diminuir a propagação do vírus, o Ministério da saúde estendeu as vacinações a meninos com idade entre 12 e 13
A busca por imunização ainda está longe do esperado em Pelotas. Desde o dia 3 de janeiro estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) vacinas que previnem o HPV. Visando diminuir a propagação do vírus, o Ministério da saúde estendeu as vacinações a meninos com idade entre 12 e 13. Desde então, a vacina também integra o calendário masculino e promete atingir gradativamente outras faixas etárias ao longo dos próximos três anos, até abranger um público de 9 a 13 anos.
Segundo dados do Sistema de Informação de Nascidos Vivos (Sinasc), durante os anos de 2005 e 2006 - período em que nasceram os meninos que devem receber a proteção -, foram contabilizados 5 mil nascimentos em Pelotas. No entanto, até agora somente 344 receberam a dose. Os números impressionam até mesmo profissionais da área de saúde, pois a doença é grave e pode causar uma série de complicações. De acordo com a enfermeira Ana Alice Maciel, da Vigilância epidemiológica de Pelotas, a vacina é a forma mais eficaz de prevenir o câncer de colo de útero. "E no caso dos meninos ela ainda protege contra os cânceres de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais", completa.
O vírus é altamente contagioso e a sua transmissão está diretamente ligada ao contato sexual. A vacina, que é distribuída para os adolescentes nas Unidades de Saúde do município, protege contra quatro tipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. Os dois primeiros estão relacionados ao aparecimento de 90% das verrugas genitais e os outros dois, a 70% dos casos de câncer do colo do útero.
A Vigilância Epidemiológica estima que, com a volta às aulas, a procura pelas doses aumente. O departamento ainda salienta que pretende articular medidas junto ao Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), para incentivar a procura da população. Vale lembrar que vacinação é uma ferramenta de prevenção primária que não substitui o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões do câncer que, se tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença, e por esse motivo as meninas também devem realizar a vacina.
Além das UBS, o Centro de Especialidades também está realizando o procedimento. Até o momento cerca de 240 vacinas já foram aplicadas, na unidade. O centro fica na rua Voluntários da Pátria, 1.428, e o atendimento ocorre das 8h às 18h30min.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário